A mentalidade Mamba de Kobe Bryant

Frase da semana

“Você precisa criar sistemas para se proteger contra o seu pior eu.” 

Já mencionei aqui que sempre recorro às minhas grandes referências para me orientar. Quando se trata de mentalidade, é onde podemos encontrar aqueles que se destacam pela força de vontade, ou seja: simplesmente por quererem muito algo.

Kobe Bryant é um dos que sempre me recordo, como postei no domingo de manhã. Quem também o lembrou foi Djokovic, no mesmo dia à tarde, ao ganhar seu 24º Grand Slam – tornando-se o maior vencedor na história do esporte. Em Nova York, EUA, Djoko vestiu a camisa 24 que Kobe usava na NBA e discursou sobre a Mentalidade Mamba.

Kobe não foi apenas um jogador comum. Além de ser um dos melhores da história do basquete, graças à plasticidade de seu jogo e suas estatísticas impressionantes, ele também era um grande líder. O Black Mamba criou sua própria marca em torno daquilo que acreditava e defendia. Abaixo, um pouco de sua mentalidade, à qual me espelho:

SEJA APAIXONADO

Escolha viver com paixão por algo em que acredita. Quando desanimar, sempre terá sua paixão e desejo para superar isso.

O FRACASSO PODE SER BOM

Desde que você aprenda com seus erros, o fracasso pode ser algo positivo. Em uma entrevista, Kobe falou sobre ser um jogador de basquete de 11 anos e jogar em uma liga de verão. Durante uma temporada inteira, ele não marcou um único ponto! Nos dez meses seguintes, ele se esforçou ao máximo para se tornar um melhor arremessador e aprender a pontuar. Na próxima temporada, ele marcou alguns pontos a mais, mas ainda assim, em suas palavras, “não estava bom o suficiente”. Então, ele trabalhou ainda mais na temporada que veio a seguir. Finalmente, aos 14 anos, ele se tornou o melhor do estado. A experiência de fracasso levou Kobe a se tornar melhor e lhe deu um objetivo a alcançar.

TRABALHE MAIS DO QUE VOCÊ PENSA SER POSSÍVEL

Como falado acima, Kobe teve que trabalhar mais do que nunca para alcançar seus objetivos. Se ele queria fazer algo que nunca tinha feito antes, sabia que tinha que treinar como nunca tinha feito antes.

Mas para Kobe, superar a si mesmo não era suficiente. Ele acordava todos os dias com a determinação de superar todas as outras pessoas do planeta.

SEJA DISCIPLINADO

Seja disciplinado o suficiente para investir tempo com todo o esforço. Aos 17 anos, Kobe chegou à NBA pelo Charlotte Hornets, que imediatamente o trocou para o Lakers. Qualquer outra pessoa poderia ter desanimado com essa sequência de eventos e deixado isso atrapalhar seu melhor desempenho. Mas Kobe não permitiu que isso acontecesse. Em vez disso, manteve sua disciplina e se esforçou ao máximo, apesar dos contratempos. Foi essa mentalidade que garantiu que ele se tornasse um dos maiores jogadores do Lakers.

TENHA UMA MENTE DE CRESCIMENTO

Leva tempo para se tornar a melhor versão de si mesmo. Tenha uma visão de longo prazo sobre o seu desenvolvimento. Nada acontece da noite para o dia.

DESAFIE A SI MESMO

Se você não está se desafiando, não está crescendo e melhorando. Fazer os mesmos exercícios que você já fez cem vezes, ou seguir o caminho mais fácil não permitirá que você cresça e melhore. Apenas colocar-se em novas situações desafiadoras fará com que isso aconteça.

PROTEJA SEUS SONHOS

Manter os sonhos puros é um desafio. A sociedade tem uma maneira de destruí-los. Se é algo em que você acredita, vá em frente!

NINGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL

Ter bons mentores permite uma boa reflexão. Eles podem ajudar a mantê-lo no seu caminho, mas esteja aberto às críticas. É importante ser receptivo a orientações.

TENHA UMA MENTALIDADE DE CAMPEÃO

Você deve se ver tendo sucesso. Campeões fazem tudo o que podem para ter sucesso. Leva tempo para entender todos os componentes para vencer consistentemente. Se você tem confiança e realmente acredita que tem o que é preciso, está se preparando para o sucesso.

PERSISTA

Se há uma coisa que tornou Kobe bem-sucedido, foi sua capacidade de persistir. Em outras palavras: ele perseverava diante da adversidade e confiava em sua determinação para superar obstáculos. Kobe tinha a mentalidade de não ceder a ninguém nem a nada. Você deve continuar quando as coisas ficam difíceis.

O que tornou Kobe tão especial? Ele transformou seus fracassos e derrotas em triunfos. Escolheu viver uma vida cheia de paixão, dar o seu melhor todos os dias e constantemente desafiou-se para ser a melhor versão de si mesmo. Kobe sabia que, para ser o melhor de si mesmo, precisava compartilhar sua paixão com os outros para ajudá-los a também se tornarem as melhores versões de si mesmos. As lições de vida de Kobe Bryant no basquete são verdadeiramente lições para a vida e para aproveitar ao máximo o tempo vivendo. Tanto no esporte como nos negócios, a mentalidade de Kobe o ajudou a ter sucesso e pode ajudar você a ter sucesso também.

Insight

“Eu não conto meus abdominais; eu só começo a contar quando começa a doer, porque são os únicos que contam.”

Muhammad Ali

Dica de Livro

Kobe publicou o livro The Mamba Mentality, uma biografia e exploração da sua mentalidade competitiva. Ele compartilha insights sobre sua jornada no basquete, desde o trabalho árduo nos treinos até a capacidade de superar desafios. O livro também inclui histórias e experiências pessoais de Kobe, destacando seu desejo implacável de ser o melhor e como ele aplicou essa mentalidade em sua carreira. Ele enfatiza a importância da dedicação, da persistência e do foco no desenvolvimento de habilidades.