Frase da semana
“9 conselhos do Bill Gates que vão mudar sua vida“
Se eu pudesse dar apenas um conselho para mudar de vida, seria este: estude a trajetória das pessoas que tiveram mais sucesso em diversas áreas.
É isso que eu faço. Pesquiso toda a vida de gente como Ayrton Senna, Kobe Bryant, Jeff Bezos, Elon Musk, Bernardinho… Goste você ou não, eles são vencedores em suas áreas.
Recentemente, li no Twitter 9 dicas que Bill Gates tem para ser mais produtivo. Tente colocá-las em prática e sua vida estará em outro patamar.
1. Tenha uma lista de tarefas clara e focada:
Bill Gates recomenda começar cada dia com uma lista de tarefas que seja clara, específica e com prioridades.
2. Reserve “Semanas de Reflexão”:
Gates tira duas semanas por ano para se afastar de suas responsabilidades do dia-a-dia e focar no planejamento de longo prazo e pensamento estratégico.
3. Use aplicativos de trabalho compartilhado:
Estas ferramentas permitem que várias pessoas trabalhem juntas em tempo real, aumentando a colaboração e a produtividade.
4. Faça uma “Desintoxicação Digital”:
Gates recomenda tirar um tempo longe da tecnologia para recarregar as baterias e voltar a focar nas suas atividades.
5. Utilize a “Leitura Ativa”:
Gates faz anotações e usa marca-textos para destacar trechos enquanto lê para aumentar a compreensão e a retenção do conhecimento.
6. Tire um tempo para refletir:
Gates recomenda refletir regularmente sobre conquistas e lições aprendidas para se manter focado e motivado.
7. Utilize “War Rooms”:
O conceito aqui é um espaço dedicado para colaboração em equipe e planejamento estratégico, onde todos se mantenham juntos e focados em um objetivo.
8. Mantenha-se atualizado sobre novas tecnologias:
Gates incentiva a aprendizagem contínua e a atualização sobre novas tecnologias e tendências para se manter à frente no jogo.
9. Priorize o sono:
Gates reconhece a importância de dormir o suficiente e prioriza pelo menos 7 horas de sono a cada noite.
Insight
Tempo bem gasto é a verdadeira riqueza da vida.
Com o passar da vida, o tempo se torna mais curto relativamente. Para uma criança de 10 anos, um ano representa 10% de sua vida. Já para alguém de 30 anos, um ano são apenas 3%, o que equivale, relativamente, a 4 meses para uma criança de 10 anos. Por isso, temos a impressão de que o tempo passa mais rápido.
Valorizar o tempo é reconhecer que ele é um recurso finito! Cada minuto é uma oportunidade única para construir relações significativas, perseguir nossos objetivos e criar memórias duradouras.