Ser produtivo não é sobre fazer mais; é sobre fazer o que realmente importa

Ano novo, projetos novos e eu queria compartilhar com você algumas lições que eu gostaria de ter aprendido há 10 anos para poder atingir mais meus objetivos!

Para atingir mais os objetivos a gente precisa produzir mais! Veja que eu não falei “trabalhar mais”, mas sim, “produzir mais”.

Isso porque antes eu achava que a resposta para tudo era apenas trabalhar mais. Não é! É trabalhar melhor, ser mais produtivo.

E a chave para a produtividade é fazer mais do que realmente importa e menos do que não importa. Quando você concentra sua energia mental e física em uma direção, tem o maior impacto.

Uma maneira de reduzir a área de atenção é se fazer a difícil pergunta: “o que eu estou fazendo realmente importa para o resultado que eu desejo”? Se for implacável, pode eliminar de 20 a 40% do que está fazendo hoje sem afetar as coisas mais importantes.

Todo o tempo gasto com coisas menos importantes ocorre à custa das coisas mais importantes.

Fazer a pergunta é mais fácil do que respondê-la honestamente. Admitir que está fazendo algo que não importa significa que tem desperdiçado seu tempo. É muito mais fácil continuar fazendo o que sempre fez e nos convencer de que, se tivéssemos mais um truque de produtividade, faríamos mais progresso.

Estar ocupado e ser produtivo não são a mesma coisa. Correr em círculos é estar ocupado. Ir em direção ao seu destino é ser produtivo. É fácil estar ocupado. É difícil ser produtivo.

O verdadeiro “trabalho” da produtividade é menos sobre melhorar a eficiência e mais sobre melhorar a eficácia. Ou seja, você vai ser mais produtivo se falar não para coisas inúteis do que se deixar mais eficiente aquilo que faz. Ser produtivo não é sobre fazer mais; é sobre fazer o que realmente importa.

Isso, porque “no curto prazo, você é tão bom quanto sua intensidade. No longo prazo, você é tão bom quanto sua consistência”.

Sabe onde aprendi isso? No Livro Essencialismo! Um baita livro que mostra como eu precisava focar mais nas coisas. Vale ler! Ele está no Clube do Livro que abri as inscrições com Samy Dana. Esses livros, realmente tem me colocado em outro patamar quando comparo o Leo Siqueira de hoje com o Leo Siqueira de 10 anos atrás.

Lembre-se “Você não precisa de mais tempo; você precisa de mais foco. Menos projetos. Menos compromissos. Menos obrigações. Menos responsabilidades. Escolha cuidadosamente seus compromissos e mergulhe de cabeça neles.

Por último, queria indicar um filmaço que vi. A Million Miles Away (A Milhões de Quilômetros). A história do primeiro Astronauta da Nasa que era um Trabalhador Rural. Uma história baseada em fatos reais que me mostrou como a resiliência muda o destino das pessoas. Ninguém achou que um filho de um mexicano poderia ser Astronauta da Nasa, ninguém, com exceção do próprio Jose Hernandez. Vejam.

Frase da Semana

“Don’t aim at success—the more you aim at it and make it a target, the more you are going to miss it. For success, like happiness, cannot be pursued; it must ensue, and it only does so as the unintended side-effect of one’s dedication…In the long run—in the long run, I say!—success will follow you precisely because you had forgotten to think about it.”