fbpx

Fadiga de decisão. Porque Obama usava sempre a mesma cor de terno

Frase da Semana

“É tão provável que você resolva um problema sendo inconvencional e determinado quanto sendo brilhante.” 

– James Dyson

“Você verá que uso apenas ternos cinzas ou azuis”, disse Obama. 

“Estou tentando diminuir minhas decisões. Não quero tomar decisões sobre o que estou comendo ou vestindo. Porque tenho muitas outras decisões a tomar.”

Você já deve ter reparado que Obama sempre usava as mesmas cores de terno. O que você talvez não saiba é o motivo disso. Obama quer evitar o que chamamos de “Fadiga de Decisão”. Calma que eu explico.

É simples. Decidir cansa! E decidir o tempo todo cansa mais ainda. Agora, pense quantas decisões um Presidente Americano tem que tomar por minuto, por hora, por dia? Quantas vidas dependem de um “sim” ou “não” de qualquer um deles?

Por isso, Barack Obama usava sempre a mesma cor de terno. Segundo Obama, ele não pode perder tempo escolhendo a cor do terno todos os dias, pois essa energia poderia ser  direcionada para algo realmente importante.

É nessa lógica que ele acredita que aquilo que ele faz todos os dias, como comer e se vestir, não precisa passar por um processo de decisão: é apenas uma tarefa que precisa ser cumprida. Decidir entre A ou B apenas vai roubar seu tempo, sua energia e reduzir a capacidade de dedicar-se ao que realmente importa.

 Foi pensando dessa maneira que Obama estabeleceu um processo lógico de como tornar decisões que seriam difíceis em decisões rápidas, simples e objetivas.

“Agree, disagree, let’s discuss.”

Ou seja, todos os memorandos que chegavam na Casa  Branca tinham em seu topo 3 opções: “concordo, discordo, vamos discutir sobre.” Era um processo simples que permitia a ele evitar a tal fadiga da decisão.

Esse fenômeno é tão importante que afeta inclusive o modo como juízes se comportam nos julgamentos.

Usando dados de casos de trânsito no condado de Pulaski, Arkansas, em 2019 e 2020, uma pesquisa mostrou que juízes que ouvem vários casos por dia podem ficar exaustos quando os casos posteriores são ouvidos. Dá para ver claramente no gráfico que as acusações têm menos probabilidade de serem rejeitadas nas audiências de acusação no final de uma sessão do tribunal do que nas do início. 

Sabendo disso, eu tento implementar uma rotina, como o próprio Obama sugeriu. Aquilo que eu faço todos os dias é feito de forma pragmática: mesmo horário, mesmo padrão de roupa, mesma comida. Desta forma, consigo gastar energia com o que realmente é relevante e diferencial no meu dia, como tomar decisões importantes.

O trivial é apenas o trivial, amanhã ele vai se repetir. 

Insight

“A coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que o conquista.” 

– Morgan Freeman ao interpretar Nelson Mandela em Invictus

Changing your mindset

“Nem sempre o que mais corre a meta alcança, nem o mais forte mais longe o disco lança, mas o que certo de si vai firme e em frente com a decisão firmada em sua mente.”

É o que explica Morgan Housel em “A Psicologia do Dinheiro”, um livro que mostra como as emoções, crenças e comportamentos influenciam nas decisões financeiras das pessoas. Nem sempre aquele que corre mais, é o que chega primeiro. 

5 lições que aprendi com Housel:

  1. Aumentar regularmente o nosso objectivo financeiro e querer cada vez mais é tentador, mas muitos ex-milionários acabaram na miséria por não saberem contentar com o que já tinham atingido;
  1. A principal vantagem de Warren Buffett foi o tempo que esteve investido e não um conhecimento extraordinário sobre investimentos. Dos $84.5 bilhões de dólares de fortuna que Buffett tem, $84.2 bilhões (99.6%) foram gerados após o seu 50º aniversário;
  1. Para fazer crescer o património é preciso continuar em jogo. Utilizar uma margem de segurança e prevenir sempre a perda total de patrimônio são ações fundamentais para o sucesso no longo prazo;
  1. A taxa de poupança é o único fator financeiro sob nosso controle, mas também aquele com maior impacto na nossa riqueza;
  1. O jogo do investimento é definido por um parâmetro fundamental: o horizonte temporal. Nunca devemos seguir os conselhos de quem tem diferentes objetivos e horizontes temporais, uma vez que a estratégia que funciona para os outros pode não ser adequada para nós.

Interessante, não é mesmo?

Este livro, inclusive, está disponível na minha Biblioteca na Amazon e faz parte dos selecionados para o meu Clube do Livro. Clique aqui para adquirir.

E se você quiser fazer parte do Clube, a próxima turma é em Junho. As inscrições ainda não foram abertas, mas você pode colocar o seu nome na lista de espera para garantir um desconto exclusivo e ser avisado em primeira mão logo que as inscrições forem iniciadas! 

EU QUERO ME INSCREVER NA LISTA DE ESPERA DO CLUBE