Sobre o Leo

Sim, é possível. Fazer política pública com estudo — e não com populismo.

Leonardo Siqueira

Leonardo Siqueira é deputado estadual por São Paulo, eleito com 90.688 votos. Economista formado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mestre em Economia pela Barcelona School of Economics e doutorando no Insper.

Antes de entrar na política, trabalhou no mercado financeiro — com passagens por Itaú BBA, BTG Pactual e Trend Capital. Também fundou iniciativas ligadas à educação e à divulgação econômica, como a ONG Mais Educação e o Terraço Econômico, portal referência em análises liberais no Brasil.

Foi selecionado pelo governo dos Estados Unidos como um dos 250 jovens líderes das Américas, por meio da Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI).

Leo entrou na política com um propósito claro: aplicar no setor público os mesmos princípios que sempre defendeu no setor privado — gestão eficiente, transparência nos gastos e foco no resultado.

“Se você nasce e cresce na Zona Leste de SP, só te resta a audácia da esperança para desafiar as probabilidades e não virar mais uma estatística…”

No mandato, atua com três frentes principais:

  • Educação básica de qualidade, com ênfase em gestão, avaliação e formação de professores.
 
  • Ambiente favorável ao empreendedorismo, com menos burocracia e mais liberdade para quem produz.
 
  • Corte de privilégios no setor público, com medidas como a PEC do Fim dos Privilégios.
 

Leonardo mantém um gabinete com gastos controlados, transparência nos contratos e publicações regulares de dados. Defende o uso responsável dos recursos públicos — inclusive os que a lei coloca à disposição do mandato.


 

Outras Atividades

Leonardo Siqueira também integra o Conselho Consultivo da Universidade de São Paulo (USP), que garante a presença da sociedade civil nas decisões relacionadas à administração da universidade. Os integrantes contribuem com opiniões sobre temas institucionais e o desempenho da USP.s

Reconhecimentos

  • Eleito Deputado Estadual do Ano de 2023, na 7ª edição do Prêmio Boletim da Liberdade, por sua atuação em defesa da liberdade no Parlamento Paulista.
 
  • Selecionado em 2015 como jovem liderança brasileira pelo programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI), criado pelo ex-presidente Barack Obama.
 
  • Em 2025, foi condecorado com a Medalha Mérito Santos-Dumont, da Força Aérea Brasileira, por relevantes serviços prestados à Aeronáutica.
 
  • No mesmo ano, recebeu a Medalha Gaviões de Penacho, concedida pelo Núcleo MMDC do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo, em reconhecimento à sua contribuição para a sociedade paulistana.

1986
Filho e neto de Nordestinos. Cresceu em Arthur Alvim, uma das regiões mais pobres e violentas na Zona Leste de SP.
2003
Aos 16 anos, foi ser Piloto da Força Aérea. Logo depois, perdeu o pai aos 18 anos. Resolveu deixar a Força Aérea para cursar economia aos 21.
2009
Entrou na FGV aos 23 com bolsa de estudos por mérito. Estagiou no BTG Pactual e foi trainee do Itaú BBA.
2015
Foi escolhido um dos 250 jovens Líderes das Américas pelo governo americano.
2018
Fez um mestrado em economia na Europa. Conseguiu uma bolsa e está no 5° ano do PhD em economia no Insper.
2022
Eleito deputado estadual por São Paulo com 90.688 votos. Atua com foco em educação, combate a privilégios e eficiência no uso do dinheiro público.
2023
Reconhecido como Deputado Estadual do Ano pelo Prêmio Boletim da Liberdade, pela atuação em defesa da liberdade no Parlamento Paulista.
2025
Recebeu duas condecorações:

 

  • Medalha Mérito Santos-Dumont, concedida pela Força Aérea Brasileira.
  • Medalha Gaviões de Penacho, concedida pela Polícia Militar de São Paulo por contribuição à sociedade paulistana.